Método SMART: O caminho mais curto entre suas ações e suas metas.
SMART: sigla inglesa do método que indica pontos de atenção
quando se deseja definir ações para se obter um resultado ou atingir uma meta.
São elas:
- S (specific - específica) sua ação deve ser clara, detalhe a ponto de não deixar
dúvidas do que deve ser feito;
- M (measurable - mensurável) sua ação deve permitir a visualização do nível de
execução ou implementação, em outras palavras, a medição do progresso até
a sua realização;
- A (attainable - atingível) abandone as ações impossíveis, o importante é que elas
sejam desafiadoras, não desmotivadoras. Respeite o momento, o local, a
equipe, o investimento e o tempo disponíveis, é melhor atingir e propor um novo desafio a lançar uma ação
inatingível que gerará descrédito e desmotivação sua e/ou
do time;
- R (realistic - relevante) evite ações que não irão agregar valor, aqui quantidade não é qualidade, defina ações bem
pensadas e que irão ajudá-lo a chegar ao seu objetivo. Elimine
definitivamente ações inúteis, costumo dizer o seguinte: “Evitemos ações que enchem uma planilha mas não enchem os
olhos”, e por fim;
- T (time bound - tempo definido) estipule prazos para as suas ações que respeitem
todos os passos, pessoas ou processos envolvidos, evite definir prazos que
não tenham sidos acordados ou comunicados a todos os envolvidos em sua
execução.
Aproveito para
destacar um ponto importante após a aplicação do Método SMART e que auxilia na execução das
ações, a COMUNICAÇÃO, crie momentos
frequentes e formatos para que a comunicação ocorra, pode ser através de
reuniões presenciais, ou por vídeo conferência, com o uso e-mails, atas,
quadros, intranet e etc.
É de suma
importância que haja a atualização do andamento do plano de ação desenvolvido,
e para a construção de um bom plano de ação e o seu acompanhamento, pode se
fazer uso da ferramenta da qualidade 5W2H*.
Recomendo o
preparo prévio de cada um dos responsáveis envolvidos no plano de ação a fim de
garantir maior produtividade da reunião, esse preparo envolve a revisão do
plano para possíveis atualizações de informações relevantes, tanto de suas
ações quanto as de outros responsáveis mas que indiretamente interferem nas
suas. Agindo dessa forma, evitam-se constrangimentos como o de se descobrir
durante a reunião que alguma das ações sob sua responsabilidade está em atraso
ou que você não está provido de informações requeridas, e isto é, infelizmente,
muito comum de se presenciar em reuniões de follow-up de ações.
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