Planilha de Gastos Mensais....assunto gostosinho...

Organizar a vida financeira não é tarefa que exige talento ou algum dom especial: todo mundo pode, basta um pouco de disciplina e organização. Para isso, você tem duas opções: usar uma ferramenta de controle financeiro online – existem várias versões, eu farei um post especial com várias ferramentas online, eu mesma uso o "Minhas Economias " e acho ótimo – ou uma planilha de gastos mensais.

Para ajudar nessa escolha, pense o seguinte: se você tem pouco tempo e não tem paciência para guardar todas as notinhas do cartão e anotar todos os seus gastos diariamente, o Minhas Economias é a opção mais indicada para você. Basta inserir seus dados do internet banking e deixar que a ferramenta resolva toda a parte chata para você em menos de dois minutos.


Agora, se você gosta de uma boa planilha, você pode usar um modelo já pronto  ou construir o seu próprio. Veja algumas dicas para isso:

Planilha de gastos mensais: como começar?

planilhas mensais opcoesO primeiro passo é levantar todos os seus gastos mensais. Para isso, vale acompanhar o extrato bancário do mês anterior e monitorar as pequenas despesas feitas no dia-a-dia.

Cada uma dessas despesas deve ser inserida na planilha de gastos mensais com a respectiva descrição (almoço – R$ 25,00; conta de luz – R$ 50,00). No final do mês, é só somar tudo para descobrir qual o seu custo mensal e verificar se ele é maior ou menor do que a sua renda.

Se seu custo mensal for menor, ótimo! Você tem uma sobra no orçamento que pode ser guardada na poupança para que você consiga alcançar seus objetivos financeiros. Se for maior, sinal amarelo! Você precisará rever todos os seus gastos e adequá-los à sua realidade financeira. Se esse for seu caso, uma boa pedida é conhecer a regra dos 50-15-35 e as dicas do GuiaBolso.com para sair das dívidas.

Como escolher a melhor planilha para mim?

planilhas mensais opcoes

Uma vez consciente dos caminhos tomados pelo dinheiro que entra em sua conta bancária, você é quem decide se esse tráfego continua sendo intenso ou se é hora de engatar a segunda e segurar o motor de gastos até chegar ao destino desejado: a tranquilidade financeira. Sem perceber, você já está começando a fazer seu controle financeiro. Viu como é fácil?

Na hora de escolher o seu modelo de planilha de gastos mensais, observe que uma se difere graficamente da outra, de acordo com a modalidade de visualização dos valores.

Enquanto algumas funcionam como uma tabela de Excel comum, outras apresentam gráficos e formas mais fáceis de comparação de gastos mês a mês. Na dúvida, experimente mais de uma e veja a que funciona melhor para você.

Mas, independente da ferramenta que você escolha, o mais importante é assumir o controle das suas finanças e monitorar seus gastos mensais de perto. Somente assim, você conseguirá dar um passo maior em direção aos seus sonhos, saindo da armadilha de ver toda a sua renda se perder nas despesas dia-a-dia.

E aí, qual ferramenta de controle financeiro você vai escolher?

Comentários

Postagens mais visitadas